E-fatura. Sindicato pede alargamento do prazo para validação de facturas
16-02-2017 - 00:41

Oficialmente o prazo terminou esta quarta-feira às 24h00. Ministério das Finanças não confirma problemas no acesso ao sistema.

Veja também:

O sindicato dos trabalhadores dos impostos apela ao alargamento do prazo para os contribuintes validarem e confirmarem as despesas de 2016 no portal e-fatura depois de ter tido conhecimento de dificuldades no acesso ao portal das Finanças para validação de facturas.

É um problema recorrente, garante à Renascença o sindicalista Paulo Ralha. “Os contribuintes devem fazer uma certa pressão e eu julgo que estão a fazê-la no sentido de os prazos serem prorrogados. O próprio sindicato, junto da secretaria de Estado, tentará que haja a sensibilidade para alarga o prazo. Independentemente disso, pelo nosso conhecimento, actualmente os contribuintes aquando da entrega da declaração de IRS podem alterar os valores das facturas que introduziram ou as facturas que o sistema assimilou. E podem meter os valores de acordo com as facturas que têm em sua possa. Ou seja, não serão prejudicados por esta via”, disse.

O Ministério das Finanças esclareceu esta quarta-feira à Renascença que “a Autoridade Tributária não identificou qualquer indisponibilidade” na página. Confirmou, no entanto, que “a infra-estrutura de suporte a estes sistemas foi reforçada”.

O prazo para os contribuintes validarem e confirmarem as despesas de 2016 no portal e-fatura terminou esta quarta-feira, sendo que têm ainda 15 dias em Março para reclamar de algumas despesas.

Este ano, pela primeira vez, os contribuintes com qualquer tipo de rendimento, e caso optem por fazer entrega pela Internet ou por papel, têm entre 1 de Abril e 31 de Maio para entregar as suas declarações de IRS.