PJ detém presidente e ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis
19-06-2017 - 13:03
 • Celso Paiva Sol com Redacção

São suspeitos de corrupção activa e passiva, prevaricação, peculato e tráfico de influência. Entre os detidos estão o actual e o ex-presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo e Hermínio Loureiro.

O presidente da Câmara de Oliveira de Azeméis, Isidro Figueiredo, e o ex-presidente Hermínio Loureiro, foram detidos por suspeitas de crimes de corrupção activa e passiva, prevaricação, peculato e tráfico de influência, disse esta segunda-feira à Renascença fonte da PJ.

A Polícia Judiciária do Norte anunciou esta segunda-feira, em comunicado, que deteve sete pessoas, entre elas um presidente de câmara e um ex-autarca, por suspeitas de crimes de corrupção activa e passiva, prevaricação, peculato e tráfico de influência, numa investigação que dura há um ano e que envolveu 31 buscas, designadamente a cinco câmaras municipais e cinco clubes locais de futebol.

Cerca de 90 elementos da Polícia Judiciária e vários magistrados do Ministério Público participaram na operação “Ajuste Secreto”.

Fonte da Judiciária adiantou à Lusa que os cinco clubes de futebol que foram alvo de buscas são “todos do concelho de Oliveira de Azeméis”.

“A investigação permitiu até ao momento a obtenção de fortes indícios da existência de relações privilegiadas entre os suspeitos que, ao longo do último ano, têm visado a realização de diversas obras em diferentes localidades, manipulando as regras de contratação pública”, lê-se no comunicado da PJ.

Os detidos têm idades compreendidas entre os 40 e os 60 anos, sendo um autarca, um ex-autarca, um funcionário camarário e os restantes empresários de profissão e serão presentes a primeiro interrogatório judicial à competente autoridade judiciária para aplicação das medidas de coação tidas por adequadas.

Isidro Figueiredo substituiu em Dezembro de 2016 Hermínio Loureiro na Câmara de Oliveira de Azeméis, depois da renúncia do ex-presidente. Hermínio Loureiro anunciou a demissão de presidente da câmara, cargo para que havia sido reeleito em 2013, por entender "que é muitas vezes mais importante saber sair da cena política do que a ela se apresentar".

Hermínio Loureiro é actualmente vice-presidente da Federação Portuguesa de Futebol e já foi presidente da Liga Portuguesa de Futebol.