Emissão Renascença | Ouvir Online

Paulo Morais

O exemplo timorense

21 mai, 2012

Lá, como cá, há problemas de corrupção com políticos. Mas com a grande diferença que em Timor, os Tribunais parecem querer cumprir a sua função.

O exemplo timorense
Cavaco Silva está de visita a Timor num momento singular, quando dois ministros do actual governo timorense têm funções suspensas e estão até a contas com a justiça, por problemas de corrupção. Duvido que tal fosse possível aqui em Portugal.

A ministra da Justiça Lúcia Lobato é suspeita de beneficiar construtores que financiaram o seu partido. As acusações dizem respeito à construção dos escritórios da Conservatória do Registo Civil em vários distritos de Timor-Leste. Em simultâneo, o ministro da Administração Estatal, Arcanjo Leite, também está indiciado por corrupção. Lá, como cá, há problemas de corrupção com políticos. Mas com a grande diferença que em Timor, os Tribunais parecem querer cumprir a sua função.

Para além duma justiça actuante, tem havido também um esforço de aumento de transparência por parte das autoridades timorenses. O novo portal da transparência permite mesmo que qualquer cidadão conheça em cada momento as receitas arrecadadas e as despesas realizadas pelo seu governo. Este é um passo claramente positivo, pois a transparência é a maior vacina contra a corrupção.

Em matéria transparência e de integridade, parece que Cavaco Silva terá muito a aprender em Timor-Leste.