Emissão Renascença | Ouvir Online

Paulo Morais

Obviamente demita-se

23 abr, 2012

A campanha publicitária em que a EDP explora crianças para fins comerciais continua a ser difundida, apesar da indignação que provocou em muitos sectores da opinião pública.

Obviamente demita-se

Esta campanha é claramente ilegal, pois utiliza crianças em anúncios cujos produtos ou serviços nada têm a ver com a infância. Este tipo de práticas em Portugal é ilegal e viola até a própria lei da publicidade.

Não se percebe se a EDP não cumpre a Lei por desconhecimento, por incompetência da sua agência de publicidade ou pura e simplesmente porque os seus novos accionistas e administradores chineses não respeitam o estado de direito.

Mas o que é de todo inadmissível é a inoperância das autoridades portuguesas e, em particular, da Direcção Geral do Consumidor.  

Não será por falta de conhecimento que a directora-geral não actua. Seria necessário ser completamente distraído, surdo e cego para não dar conta desta campanha verdadeiramente avassaladora.

Só pode ser pois por inaptidão ou falta de vontade que a directora-geral, Teresa Moreira, não faz o que lhe compete, que é mandar suspender de imediato esta publicidade ilegal. Mas, já que não consegue suspender a campanha, pois então, suspenda-se a si própria e demita-se de vez.