Emissão Renascença | Ouvir Online

Paulo Morais

PPP's são negócio ruinoso

26 mar, 2012

As parcerias público privadas constituem um negócio ruinoso para o Estado. As PPP’s foram usadas por todos os governos, desde a ponte Vasco da Gama no tempo de Cavaco Silva, até às SCUT e às obras da Parque Escolar de José Sócrates. Neste modelo, os riscos correm sempre por conta do Estado, mas os lucros são garantidos aos privados através de rendas escandalosas que correspondem a garantias de rentabilidade em regra da ordem de 14%. Os encargos assumidos representam anualmente mais de dois mil m

PPP

Os políticos que negociaram em nome do estado jamais se preocuparam com os interesses do povo que representavam. Muitos foram até premiados e integram agora os órgãos sociais dos concessionários beneficiados.

Renegociar as PPP’s é agora imperioso. O estado tem todas as condições para levar a cabo as renegociações, o acordo com a Troika a isso obriga e não há pois lugar para desculpas. Em cada caso, deve comparar-se o valor consolidado de todas as rendas já pagas e a pagar no futuro, com o montante que resulte duma avaliação independente do valor das infra-estruturas. Não haja dúvidas que esta confrontação trará as rendas pagas aos concessionários para menos de metade.

Julgo que o governo tem vontade para iniciar este processo. Falta saber é se tem coragem.