Emissão Renascença | Ouvir Online

Paulo Morais

A CGTP, a greve e o favor ao Governo

20 fev, 2012

Ao convocar uma greve geral para o próximo mês de Março, a CGTP está a fazer um grande favor ao Governo.

A CGTP, a greve e o favor ao Governo

Esta forma de luta de trabalhadores está já ultrapassada e os sindicalistas apenas insistem neste modelo por uma absoluta falta de imaginação. Além de que, no fim de contas, o efeito final é nulo.

Para que serve então a greve geral? Apenas para a CGTP ajudar os trabalhadores a desabafar e assim descomprimir muita da tensão latente na sociedade portuguesa. Assim, a Intersindical vem em auxílio do Governo, prevenindo uma contestação social de facto eficaz e de muito maiores dimensões.

Parece até haver aqui uma aliança negativa entre governo e CGTP. Enquanto o Governo vai reduzindo as regalias aos cidadãos, a INTER organiza as festas da contestação. E organiza bem. Aluga autocarros, enche-os de gente com o respectivo farnel, canaliza-os para a capital. Aqui chegados, garante um desfile e uma marcha ordeira até ao grande recinto, onde os dirigentes sindicais possam abrilhantar o espectáculo. Desta forma vão garantindo e consolidando o seu nicho de mercado.

A CGTP, hoje incapaz de defender os verdadeiros direitos dos trabalhadores, consola-se a fazer a psicanálise colectiva dos oprimidos.