Emissão Renascença | Ouvir Online

Paulo Morais

Uma terra mal gerida

03 out, 2011 • Paulo Morais

Chegou o Outono, o calor ainda se tem feito sentir, mas - não tarda - os dias começarão a arrefecer a sério.

Uma terra mal gerida
O clima em Portugal é ameno, não nos podemos queixar das intempéries que sofrem os europeus do Norte. Mas como a construção por cá é em geral de má qualidade, acabamos por tiritar mais de frio do que os nórdicos ou os ingleses, que têm habitações termicamente bem concebidas, caixilharias duplas, bom isolamento.

Para nos defendermos do frio e não obrigarmos os nossos filhos a andar de sobretudo dentro de casa, resta-nos pois ligar o aquecimento. Mas com o preço proibitivo que a electricidade atingiu, ainda agravado com o aumento do IVA em mais 17% desde o passado dia 1, conseguir ter a casa quente e confortável no Inverno é um luxo a que só os ricos se podem dar.

É claro que depois as consequências estão aí: as gripes generalizadas, as doenças pulmonares crónicas nos mais pobres, as crianças sem condições de estudo em suas casas e, claro, os prejuízos que daí decorrem em custos com saúde pública e educação.

Um país que poupa no aquecimento das casas para depois gastar em saúde é, no mínimo, uma terra muito mal gerida. Triste Portugal que chegou à estranha condição de ser um dos países mais quentes da Europa, mas aquele onde mais se sofre com o frio.