Emissão Renascença | Ouvir Online

Paulo Morais

Crianças à mercê da violência familiar

15 abr, 2013

Sem mudança de políticas, continuaremos a ter notícias de mortes e dentro de algum tempo seremos novamente confrontados com um novo caso do tipo “Casa Pia”.

Mais de treze mil as crianças portuguesas vivem no seio de famílias violentas. Estão entregues a si próprias, pois o Estado não dispõe de mecanismos que as protejam.

As comissões de protecção de crianças e jovens são eficazes a identificar situações de crianças em risco, mas raramente promovem a protecção dos menores. Os recursos humanos, técnicos e financeiros de que dispõem são absolutamente ridículos, o seu modelo de organização arcaico.

As crianças estão assim à mercê da violência familiar.

Não será pois de admirar que surjam amiúde casos de assassinato de crianças. Nem nos devemos sequer espantar com o escândalo “Casa Pia”; instituição em que, de forma continuada, famílias pobres confiavam os seus filhos ao Estado português, para que este os entregasse a redes de prostituição.

Não tenhamos dúvidas que, a não haver mudança de políticas, continuaremos a ter notícias de mortes e dentro de algum tempo seremos novamente confrontados com um novo caso do tipo “Casa Pia de Lisboa”.