Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Cepticismo quanto à Grécia

17 jul, 2015 • Francisco Sarsfield Cabral

Do ponto de vista económico, a carga de austeridade imposta à Grécia deverá mergulhar a economia grega em funda recessão, necessitando, mais tarde ou mais cedo, de novo resgate.

É preciso ser muito optimista, ou inconsciente, para acreditar que o acordo sobre a Grécia terá sucesso. Desde logo, por motivos políticos: o primeiro-ministro Tsipras já disse que, tendo aceitado o acordo, não acreditava nele.

Tsipras, aliás, dispõe de escassas condições para continuar primeiro-ministro, uma vez que tem contra si o seu próprio partido. E não se vê uma alternativa credível para chefiar o governo de Atenas, qualquer que ele seja.

O ex-ministro grego das Finanças Varoufakis lança agora farpas a Tsipras. O que não é bonito, dado que a conduta agressiva a até insultuosa de Varoufakis foi determinante na crescente hostilidade dos parceiros da Grécia no euro – estratégia que só seria racional se o objectivo de Atenas fosse mesmo sair do euro, apresentando-se como vítima.

Do ponto de vista económico, a carga de austeridade imposta à Grécia pelo acordo (que teve a bênção de Hollande e o aplauso de António Costa) provavelmente mergulhará a economia grega em funda recessão, necessitando, mais tarde ou mais cedo, de novo resgate.