Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

A herança jacobina

13 abr, 2015 • Francisco Sarsfield Cabral

A Grã-Bretanha é um dos países europeus mais descristianizados, mas os seus políticos não receiam apontar o cristianismo como uma das raízes da nossa civilização.

Na sexta-feira, Raquel Abecasis elogiou uma declaração do primeiro-ministro britânico contra a perseguição aos cristãos no mundo. Dias antes, 148 jovens cristãos tinham sido mortos numa universidade do Quénia. Cameron explicou que, ao atacar estes cristãos, “é a todos nós que estão a atacar”.

Lamentava Raquel que a intervenção de Cameron fosse uma excepção nesta “Europa velha e caduca”. E que as suas palavras tenham sido praticamente ignoradas entre nós. De facto, eu próprio não tinha dado conta, nos “media” nacionais e estrangeiros, da corajosa mensagem de Cameron.

Percebi, depois, que os líderes dos principais partidos britânicos, incluindo Ed. Milliband, líder do Partido Trabalhista, haviam nas suas mensagens de Páscoa condenado a perseguição religiosa aos cristãos.

A Grã-Bretanha é um dos países europeus mais descristianizados. E vai a eleições a 7 de Maio. No entanto, os seus políticos não receiam apontar o cristianismo como uma das raízes da nossa civilização. E divulgam mensagens de Páscoa... Algo impensável em França ou mesmo em Portugal, porque a herança jacobina o impede.