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Francisco Sarsfield Cabral

Transparência nos media

16 fev, 2015

Existem casos que podem envolver relações de domínio e de afectação da independência da comunicação social. Por isso a transparência “é um instrumento essencial para protegermos a liberdade de Imprensa e a liberdade editorial dos jornalistas”.

O Governo vai avançar com legislação sobre a transparência dos órgãos de comunicação, tornando obrigatoriamente públicos os seus proprietários, os seus principais credores e quem tenha concedido aos media doações e apoios similares.

Elogiando a iniciativa, o deputado do CDS-PP José Ribeiro e Castro propôs incluir nela também um “conhecimento claro dos anunciantes”.

Tenho a sorte de trabalhar num órgão de informação, a Renascença, onde a transparência é total. E quando passei pela direcção do "Público" pude confirmar que o engenheiro Belmiro de Azevedo, o proprietário, sempre se manteve escrupulosamente alheio à orientação editorial do seu jornal. Mas nem todos os proprietários de media procedem de igual forma – a qual, de resto, é uma maneira inteligente de dar credibilidade ao órgão de informação em causa.

Como disse Ribeiro e Castro à agência Lusa, existem casos que podem envolver relações de domínio e de afectação da independência da comunicação social. Por isso a transparência “é um instrumento essencial para protegermos a liberdade de Imprensa e a liberdade editorial dos jornalistas”.