Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Recuperação económica em Espanha

02 fev, 2015

O Podemos é alimentado pela insatisfação de muitos espanhóis quanto à sua situação económica, com destaque para o desemprego de 24% da população activa. Mas os números mostram que a economia espanhola entrou num processo de recuperação.

No sábado o Podemos mobilizou cerca de cem mil pessoas em Madrid contra a austeridade. O Podemos cavalga naturalmente a onda do Syriza, que hoje governa a Grécia. É uma aposta arriscada, pois continua longe de garantido o fim efectivo – e não apenas nas palavras - da austeridade grega.

O Podemos é alimentado pela insatisfação de muitos espanhóis quanto à sua situação económica, com destaque para o desemprego de 24% da população activa. Mas os números mostram que a economia espanhola entrou num processo de recuperação. Em 2014 terá crescido 1,4%. São seis trimestres seguidos a crescer; no mais recente registou-se a mais elevada taxa desde há sete anos. Em 2015 a Espanha deverá ser o país da zona euro com maior crescimento. E o desemprego já aliviou um pouco.

A deflação é uma ameaça, decerto. Mas a queda dos preços não parece adiar as compras dos espanhóis. O comércio a retalho subiu 6,5% em Dezembro passado, face ao mesmo mês de 2013. 

São boas notícias para Portugal, que tem a economia espanhola como principal parceiro. Mas talvez não sejam simpáticas para as ambições do Podemos.