Tempo
|

Francisco Sarsfield Cabral

O excremento do diabo

21 jan, 2015

A Venezuela tem as maiores reservas mundiais de petróleo. No entanto, está numa aflitiva situação económica.

Em 2014 o PIB da Venezuela caiu 4%. Faltam produtos essenciais, como alimentos, além de muitos outros bens. Multiplicam-se as manifestações contra a alta dos preços e as carências que afligem a população, onde se contam muitos imigrantes portugueses.

No entanto, para o líder da Venezuela, Nicolas Maduro (que sucedeu ao falecido Hugo Chavez), a culpa destes problemas é dos seus adversários políticos e dos empresários. Há dias acusou os distribuidores privados de alimentos de desviarem para outros países, incluindo Portugal, os produtos importados para abastecer o mercado local.  

Maduro andou pela Rússia (que atravessa uma grave crise), China, Irão Arábia Saudita, Catar e Argélia, procurando apoios. Os chineses prometem investir na Venezuela 20 mil milhões de dólares.

A Venezuela tem as maiores reservas mundiais de petróleo. No entanto, está numa aflitiva situação económica. O petróleo só traz riqueza se for bem gerido, sobretudo quando o seu preço cai. Há mais de 50 anos um ministro venezuelano classificou o petróleo de “excremento do diabo”. Acertou: veja-se também a Nigéria.