Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

O pior problema económico

02 jan, 2015 • Francisco Sarsfield Cabral

O endividamento empresarial português, superior ao do Estado, já baixou um pouco, mas continua elevadíssimo.

O crescimento da economia portuguesa ao longo de 2015 dependerá sobretudo do investimento empresarial. Este investimento caiu brutalmente nos últimos anos, mas começa a dar indícios de alguma recuperação. Em Espanha a retoma do investimento é clara.

Muitos empresários atribuem à escassez e ao preço do crédito bancário a falta de investimento. Mas, como disse há tempos o governador do Banco de Portugal, o que escasseia não é tanto o crédito, como os projectos de investimento. Porquê? Não é só nem principalmente por causa da crise, que retraiu o consumo no mercado interno. O grande motivo está em que as nossas empresas são as mais endividadas Europa. É o nosso pior problema económico.

O endividamento empresarial português, superior ao do Estado, já baixou um pouco, mas continua elevadíssimo. Os juros absorvem cerca de metade do cash flow das empresas. Muitas destas dependem dos bancos para não fecharem; investirem está fora do horizonte.

O problema levará anos a ser ultrapassado. Mas esse longo caminho tem de começar a ser percorrido já. Os fundos de Bruxelas poderão ajudar.