Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

A restauração da independência

01 dez, 2014 • Francisco Sarsfield Cabral

Temos uma forte identidade nacional, algo que muitos parceiros na UE invejam. Parece absurdo abrir mão desse trunfo fundamental neste mundo globalizado.

Hoje é o dia que comemora a restauração de independência de Portugal em 1640, face ao domínio espanhol. Mas não é feriado. A partir do início de 2013, por exigência da troika, dois feriados civis, um deles este, e dois religiosos foram suspensos, não eliminados. Foi prometida uma reavaliação ao fim de cinco anos.

A medida é de fraco ou nulo interesse económico. Quando formalmente terminou o programa de ajustamento (embora esteja longe de concluído o ajustamento da economia portuguesa) foi dito que havíamos recuperado soberania. Então, faria sentido repor quanto antes o feriado celebrando a independência nacional.

Num momento em que em Espanha, um Estado plurinacional, se agitam os separatismos, importa valorizar não só que Portugal é um Estado nação, como possui as fronteiras mais antigas da Europa. Temos uma forte identidade nacional, algo que muitos dos nossos parceiros na UE invejam. Parece absurdo sermos nós próprios a abrir mão desse trunfo fundamental neste mundo globalizado. Ou será que a independência do país não nos interessa?