Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Imigrantes contra novos imigrantes

25 nov, 2014 • Francisco Sarsfield Cabral

O braço de ferro entre Obama e os Republicanos poderá levar a uma crise política grave. Entretanto, o facto de se tratar de um país de imigrantes não o torna mais aberto a novos imigrantes.

Calcula-se existirem perto de 12 milhões de imigrantes ilegais nos EUA, quase sem direitos. O Presidente George W. Bush tentou regularizar a situação de parte deles, mas os congressistas do seu próprio partido, o Republicano, não deixaram passar a medida.

Em 2012 o Presidente Obama impediu que fossem deportados alguns milhões de jovens ilegalmente trazidos pelos pais para solo americano. Agora Obama desafia o Congresso e os Republicanos ao ir mais longe, usando os seus poderes executivos, e assim evitar a deportação de 5 milhões de imigrantes ilegais. Alguns destes são crianças e adolescentes que fogem da América Central e entram nos EUA clandestinamente – onde são recebidos com agressiva hostilidade por parte da população.

O braço de ferro entre Obama e os Republicanos poderá levar a uma crise política grave. Entretanto, o facto de se tratar de um país de imigrantes não o torna mais aberto a novos imigrantes. Pelo contrário. Também em França muitos portugueses ali imigrados se contam entre os apoiantes de Marine Le Pen na sua luta contra a imigração.