Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

A sociedade e os políticos

06 out, 2014 • Francisco Sarsfield Cabral

Basta ler a caixa de comentários de numerosos artigos e notícias nos sites da comunicação social para se avaliar quanto é cómodo insultar os políticos, sem nada contribuir para evitar as falhas.

Não são originais as críticas do Presidente da República à falta de uma cultura de compromisso dos nossos políticos e à tendência para fazerem promessas que depois não cumprem. É de crer, até, que estas críticas sejam partilhadas por muitos portugueses.

Dir-se-á que Cavaco Silva quer acabar o seu segundo e último mandato de Presidente sem a mancha de uma “implosão política” grave. Mas nem por isso as críticas que ontem fez são menos certeiras.

Há muitas razões de queixa dos políticos. Só que a sociedade portuguesa limita-se a acusar. Basta ler a caixa de comentários de numerosos artigos e notícias nos sites da comunicação social para se avaliar quanto é cómodo insultar os políticos, sem nada contribuir para evitar as falhas.

A própria comunicação social – contra mim falo – tem responsabilidades na ausência entre nós de uma cultura de compromisso, de tal forma espicaça e explora todo e qualquer indício de conflito na esfera política. Dava jeito que os culpados dos podres do regime se circunscrevessem apenas a uma casta distinta da sociedade, os políticos. Mas a culpa é de todos nós.