Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

A base de apoio a Putin

20 mai, 2014 • Francisco Sarsfield Cabral

Segundo o FMI, a economia russa estão em recessão. Se as condições de vida dos russos piorarem, a base de apoio de Putin irá estreitar-se perigosamente para ele.

A Rússia abastece 24% do gás e 30% do petróleo que a União Europeia consome. Neste sector não é fácil nem rápido mudar de fornecedores. Mas, a prazo, a UE pode e deve tornar-se menos dependente da energia russa. E com o espectacular aumento da produção nos Estados Unidos o preço do gás e do crude tende a baixar.

O que coloca problemas a Moscovo, já que a Rússia não tem muito mais para exportar do que energia. A economia russa já estará em recessão, segundo o FMI. E as fugas de capitais do país só no primeiro trimestre deste ano ultrapassaram 60 mil milhões de dólares.

O banco central russo teve que subir a taxa de juro para 7,5% para travar a queda do rublo. Naturalmente, foi abalada a confiança dos investidores estrangeiros, de cuja tecnologia a Rússia necessita.

A reconstrução da “Rússia imperial” aumentou a popularidade de Putin num país traumatizado por ter “descido de divisão”, quando deixou de se poder equiparar aos EUA. Mas se as condições de vida dos russos piorarem, como tudo indica, a base de apoio de Putin irá estreitar-se perigosamente para ele.