Tempo
|

Francisco Sarsfield Cabral

Política suja

09 mai, 2014

Porque só agora fala Monica Lewinsky? Provavelmente, porque Hillary Clinton, mulher de Bill, poderá ser uma forte candidata do Partido Democrático na próxima eleição presidencial, em 2016.

Em 1998, o então Presidente Bill Clinton esteve quase a ser destituído pelo Congresso (impeached) depois de tornado público o seu envolvimento com uma estagiária da Casa Branca, Monica Lewinsky.

O problema, então, não era tanto o “caso” em si (lamentavelmente, Clinton teve outros “casos” extraconjugais), mas o facto de o Presidente ter mentido.

Agora com 40 anos, Monica Lewinsky veio a público recordar o assunto, queixando-se do Presidente e afirmando ter sido prejudicada pelo escândalo na sua vida pessoal e profissional, sofrendo sucessivas humilhações. E diz ter sido há 16 anos um bode expiatório para defender quem tinha poder: Bill Clinton.

Mas porque só agora fala Monica Lewinsky? Provavelmente, porque Hillary Clinton, mulher de Bill, poderá ser uma forte candidata do Partido Democrático na próxima eleição presidencial, em 2016.

Há quem diga que o Partido Republicano conta com a antiga estagiária para prejudicar a eventual candidatura de Hillary. Política suja, em suma. Os americanos têm uma sólida democracia, mas, frequentemente, não olham a meios na luta política.