Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

O debate europeu

06 mai, 2014

O debate político-partidário anda pelas ruas da amargura. Com eleições para o Parlamento Europeu, numa altura em que a integração europeia atravessa a mais grave crise de sempre, esperava-se alguma melhoria: toda a gente acha ser preciso reformar a UE e o euro, de uma maneira ou de outra.

Mas o mais que se ouve a tal respeito são meras aspirações, sem explicar como politicamente se chega lá. Isto, note-se, apesar da forte investida dos partidos euro-cépticos, que querem acabar com a UE e o euro.

Daí a importância do novo livro de João Ferreira do Amaral, Em Defesa da Independência Nacional – “Porque devemos lutar pela soberania de Portugal contra a ditadura europeia”.

Na linha dos seus livros anteriores, mas agora num terreno mais político do que económico, J. F. do Amaral ataca o federalismo europeu e preconiza o regresso a uma “Europa dos Estados”, como em sua opinião era até 1992. Concorde-se ou não com J.F.A. (e eu já discordei mais do que hoje), é, como sempre, um livro sério, fundamentado, essencial para um debate sobre a UE que não se fique por generalidades ocas.