Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

O segredo da Autoeuropa

25 mar, 2014 • Francisco Sarsfield Cabral

O segredo do sucesso da empresa está na forma construtiva como a sua administração e a Comissão de Trabalhadores trabalham em conjunto, buscando consensos razoáveis.

Pela primeira vez desde há dois anos a Autoeuropa vai contratar cerca de 30 trabalhadores temporários. A crise económica europeia reduziu a produção da unidade de Palmela de 113 mil veículos em 2012 para 91 mil no ano passado. Agora, porém, aumentará ligeiramente a produção, de 505 para 510 carros por dia.

São boas notícias para as exportações de Portugal. Mas o mais significativo é que a proposta de alargar a contratação temporária foi da Comissão de Trabalhadores desta fábrica da Volkswagen. O segredo do sucesso da Autoeuropa está na forma construtiva como a sua administração e a Comissão de Trabalhadores trabalham em conjunto, buscando consensos razoáveis.

Foi essa cooperação inteligente, porque todos ficam a ganhar, que permitiu flexibilizar as regras de trabalho na empresa, nomeadamente com o “banco de horas”. Naturalmente que os sindicatos não gostam de negociações laborais ao nível de cada empresa. Nem tal seria, na prática, possível para muitas das nossas empresas. Mas o exemplo feliz da Autoeuropa aí está e dará frutos noutras unidades fabris.