Tempo
|

Francisco Sarsfield Cabral

Desencontro no trabalho

05 mar, 2014 • Francisco Sarsfield Cabral

Os títulos académicos – ter um curso superior, em particular – já não garantem emprego, embora sejam, certamente, uma mais-valia.

O desemprego jovem diminuiu um pouco, mas continua muito alto, em Portugal e noutros países europeus. O “Jornal de Negócios” dedicou recentemente a este problema uma extensa análise. Dela ressalta que os títulos académicos – ter um curso superior, em particular – já não garantem emprego, embora sejam, certamente, uma mais-valia.

As empresas procuram contratar jovens dotados de qualidades que nem todas o ensino dá: flexibilidade, capacidade de adaptação à mudança, maturidade emocional (sobretudo para lidar com o stress), competências comunicacionais (incluindo falar línguas estrangeiras), facilidade de relacionamento interpessoal, etc. Importante é também a humildade, para aprender na empresa aquilo que não se ensina na universidade. Daí a importância das actividades não académicas nos currículos.

Tudo isto complica a avaliação dos candidatos pelas empresas. Várias revelaram ter dificuldade em encontrar jovens com as características pretendidas. Maior ainda é a dificuldade de os jovens encontrarem trabalho adequado às suas qualificações. Um desencontro complicado de ultrapassar.