Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Aos saltos

18 dez, 2012 • Ribeiro Cristóvão

O Presidente do Sporting Clube de Portugal tem-se comportado até agora como um autêntico salta-pocinhas, sempre à espera de acertar a cada nova decisão que toma.

Aos saltos

O Presidente do Sporting Clube de Portugal tem-se comportado até agora como um autêntico salta-pocinhas, sempre à espera de acertar a cada nova decisão que toma.

Só que a magia não tem resultado e, cada movimento que ensaia, mais não tem sido do que um novo passo em falso.

Não valerá a pena recuperar todo o historial desta sua ainda curta passagem pela presidência de um dos mais prestigiados clubes de Portugal, porque estão ainda bem frescas na memória de todos, as iniciativas a que meteu ombros, quase todas elas reduzidas ao mais clamoroso fracasso.

Ter-se-ão salvo dessa lista medonha, os despedimentos de Luis Duque e Carlos Freitas, após  muito tardiamente ter descoberto serem eles os grandes responsáveis pelo período negro que o Sporting agora atravessa.

Ao ter assumido a responsabilidade do futebol do clube, em acumulação com funções já de si muito exigentes, Godinho Lopes deu aí mais um sinal da desorientação de que não tem sido capaz de se libertar.

E porque já terá interiorizado ser o homem certo no lugar certo, acaba de lançar mão da sua mais recente iniciativa ao contratar Jesualdo Ferreira para exercer funções de “manager”, um cargo de que apenas se ouve falar com frequência no futebol inglês, e que, por cá, constitui uma autêntica novidade.

Tendo trazido da Bélgica um treinador que julgava poder ajudar à redenção de um grupo de jogadores completamente esfrangalhado, depressa se terá apercebido que ainda não tinha, afinal, encontrado a poção mágica mais adequada para resolver os problemas que afligem o clube.

Eis, por isso, a novidade Jesualdo Ferreira: mais um coelho tirado da cartola para, em desespero, tentar dar a volta à pior situação que o centenário clube de Alvalade está a  inscrever na sua história.

Por enquanto pouco ou mesmo nada se sabe no que vai traduzir-se a acção de um homem com um curriculo como poucos e que, por onde tem passado, deixou um rasto de sucesso incontestável.

Fica-se, por isso, na expectativa do que vai ser dito amanhã, na altura em que Jesualdo for oficialmente entronizado no clube do leão. Aí se irá certamente ficar a saber que trabalho lhe está destinado, que meios vão ser colocados à sua disposição, e o que se espera da acção que vai desenvolver.

Enquanto essa clarificação não chega, a especulação que tem vergastado incessantemente o Sporting volta a entrar em campo. É que, já soam rumores, segundo os quais Jesualdo Ferreira apenas irá respeitar um breve intermezzo até chegar ao lugar de treinador principal, por força da saída que cada vez mais parece inevitável do treinador belga, o qual, a esta hora já deve ter perdido muitas das ilusões com que partiu de sua casa a caminho de uma aventura que, tudo aponta, não irá ter um final feliz.