Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Leão de papel

22 nov, 2012 • Ribeiro Cristóvão

A Uefa chamou de novo à realidade a organização leonina, depois da humilhante e vergonhosa derrota sofrida esta noite em Basileia, em consequência de uma exibição medíocre perante um adversário de discutível categoria.

Leão de papel

Esboroou-se por completo o efeito produzido pela recente vitória do Sporting sobre o Sporting de Braga em jogo do campeonato português.

A Uefa chamou de novo à realidade a organização leonina, depois da humilhante e vergonhosa derrota sofrida esta noite em Basileia, em consequência de uma exibição medíocre perante um adversário de discutível categoria.

Esperava-se outro comportamento dos leões num jogo em que parecia possível permanecerem por mais algum tempo na Liga Europa.

Ainda que timidamente, a confiança voltara a instalar-se, tudo apontando para que estivessem reunidas algumas condições capazes de inverter a que fora, até aqui, a preocupante escalada de resultados negativos.

Afinal, o Sporting voltou à estaca zero.

Uma exibição difícil de qualificar, actuações tontas de algumas das suas pseudo-estrelas, a incapacidade de aproveitar a circunstância favorável de jogar durante largo tempo contra apenas dez adversários, ficaram como a imagem de marca de um conjunto cujo futuro é cada vez mais difícil tentar adivinhar.

Alvalade não verá nesta temporada mais jogos da Taça de Portugal e da Liga Europa, restando a Taça da Liga, onde ainda nem sequer se estreou, e a Liga Zon Sagres na qual as esperanças de conseguir uma boa classificação final não têm por ora qualquer cabimento.

À entrada de Dezembro este é o balanço possível, mas de todo inaceitável para um clube com os pergaminhos herdados do Visconde de Alvalade.

E, e pelas reacções que começam a vir a público não parece de todo improvável que o poder venha a cair na rua a curto prazo.
O resultado registado na Suíça não vai seguramente deixar tudo na mesma.

Esta noite, da Académica e do Marítimo não esperavam milagres, sabendo-se de antemão as dificuldades com que estavam confrontados.

Fizeram ambos o melhor possível, empatando os jogos de Coimbra e de Newcastle o que, apesar de tudo, não chegou para evitar que estejam fora da Liga Europa a uma jornada do fim.

Mesmo assim, estudantes e madeirenses mitigaram um pouco as desgraças de mais uma má noite do futebol português.