Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Agora é a sério

12 out, 2012 • Ribeiro Cristóvão

O primeiro embate com a Rússia representa uma das chaves da qualificação, sabendo-se que a sua selecção alimenta aspirações iguais às nossas como candidata ao primeiro lugar do grupo.

Agora é a sério

Logo mais, quando a noite começar a cair sobre Portugal, se saberá se a selecção portuguesa foi ou não capaz de ultrapassar o maior obstáculo que tem pela frente na actual fase de apuramento para o Mundial de Futebol de 2014, cuja fase final irá decorrer no Brasil.

O primeiro embate com a Rússia representa uma das chaves da qualificação, sabendo-se que a sua selecção alimenta aspirações iguais às nossas como candidata ao primeiro lugar do grupo, a que corresponde o apuramento directo.

Sob o comando de Fábio Capello, um italiano muito versado em futebol, começa a estar instalada na selecção sediada em Moscovo uma nova filosofia que lhe tem permitido iniciar o regresso à alta roda europeia.

Por tudo isto, o desafio desta sexta-feira é crucial para os homens de Leste: ganhar a Portugal significará não perder de vista a sua presença em território brasileiro daqui por dois anos, dada a vantagem pontual de que passarão a usufruir, enquanto que saindo derrotados, e acrescentando a isso a obrigatoriedade de jogar em Lisboa em Junho de 2013, o sonho sofre um enorme revés.

Neste momento, a selecção escolhida por Paulo Bento tem condições para colocar em campo a sua inegável superioridade, mesmo que o seleccionador seja obrigado a promover algumas alterações de última hora. Sob o comando de Cristiano Ronaldo,de novo em grande forma, e mesmo debatendo-se com condições climatéricas adversas, do actual terceiro do ranking da FIFA só pode esperar-se um resultado positivo, admitindo-se até que um empate possa ser portador de alguma confiança quanto ao futuro.

Mesmo prevendo-se algumas dificuldades, há razões para acreditar que a comitiva portuguesa tenha logo à noite uma agradável viagem de regresso a Lisboa.