Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Tempo de espera

22 mai, 2012 • Ribeiro Cristóvão

Os primeiros indícios, as notícias, os sons e as imagens que nos chegam de Óbidos, o local mais uma vez escolhido como ponto de reunião de todo o grupo, permitem começar a acalentar esperanças.

Tempo de espera

Enquanto uns fazem os necessários balanços de uma temporada que está prestes a fechar as portas outros, mais preocupados com o futuro, arrumam as malas e partem para férias na busca de novas energias que permitam, conforme os casos, manter ou melhorar os resultados alcançados no decorrer dos últimos dez meses.

Mas há também quem prossiga a longa caminhada e continue a preparar a etapa que ainda tem pela frente. São os escolhidos por Paulo Bento, que agora iniciam uma fase que felizmente se tem repetido a cada quatro anos, e mantêm viva a chama de milhões de adeptos desejosos que comece rapidamente a festa do Campeonato da Europa.

Os primeiros indícios, as notícias, os sons e as imagens que nos chegam de Óbidos, o local mais uma vez escolhido como ponto de reunião de todo o grupo, permitem começar a acalentar esperanças.

O entusiasmo popular à volta da selecção marca um novo tempo na sua ligação com o país real, ligação que se havia perdido na sua última presença internacional. E tudo o resto parece funcionar bem, como se exige a uma organização que fixe a si própria objectivos que entenda capaz de cumprir.
 
Uma questão que por hábito ancestral sempre levantou grandes problemas, e não raras vezes chegou a afectar a relação de todo o grupo, prende-se com os prémios a que os jogadores irão ter direito à medida a que os resultados os justifiquem.

Os novos dirigentes federativos tiveram o cuidado de abordar o delicado assunto com tempo, pelo que todos irão partir para o leste europeu sabendo que as regras estão definidas e aceites pelas partes nelas interessadas. Por aí, não haverá motivos para polémicas.

O caminho faz-se caminhando. É essa marcha que a selecção está agora a empreender, consciente da pesada responsabilidade que sobre ela pesa e da esperança que nela depositam todos os portugueses que aguardam com alguma ansiedade o começo do Euro-2012.