Tempo
|

Ribeiro Cristóvão

Contas fechadas

23 abr, 2015

Alguns colossos do futebol europeu passaram por enormes dificuldades para atingirem a fase que vai seguir-se.

Sem que se possa falar de surpresas, ficaram ontem fechadas as contas de mais uma eliminatória da Liga dos Campeões. Permanecem quatro equipas em prova, sem dúvidas das mais fortes da actualidade, que prometem espectáculos ainda mais intensos nas primeiras duas semanas de Maio.

Apesar de tudo isto, é justo acentuar que alguns colossos do futebol europeu passaram por enormes dificuldades para atingirem a fase que vai seguir-se.

São, sobretudo, os casos do Real Madrid e da Juventus, que conseguiram a qualificação à tangente, perante dois adversários que os fizeram sofrer até ao fim.

Para o Real Madrid foi particularmente importante o apuramento. A equipa não está a atravessar um período de excelência, o que é fácil constatar especialmente a nível interno, e o seu motor, Cristiano Ronaldo, também não vive os dias mais felizes.

A sua aceleração parece já não possuir o ritmo que o alcandorou a melhor jogador do mundo, e a sua veia goleadora parece ter hibernado nos últimos tempos.

Barcelona e Bayern de Munique foram os principais cabeças de cartaz desta semana. Torna-se, por isso, curioso acompanhar o percurso de ambos e aguardar pelo sorteio, susceptível de vir a provocar acasalamentos curiosos.

De todos quantos se mantêm na Champions - quatro ao todo- é fácil adivinhar que a Juventus será o adversário mais desejado. Mas essa é uma dúvida que só será desfeita quando as bolinhas mágicas rolarem na sede da Uefa.

Mesmo tendo saído da luta, saúdem-se os portugueses que brilharam a grande altura, e no topo dos quais colocamos Leonardo Jardim, pelo excelente trabalho no comando de uma equipa decapitada de algumas das suas estrelas logo no começo da época, cuja ajuda poderia ter permitido voar muito mais alto.