Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Errar os alvos

23 mar, 2015 • Ribeiro Cristóvão

Do que ficou à vista em Vila do Conde e no Funchal, Benfica e FC Porto perderam, súbita e inesperadamente, a capacidade de cumprir aquilo que já era dado por garantido.

Benfica e Futebol Clube do Porto tinham na mira, bem assestada, dois adversários que pareciam fáceis de abater. Só que os disparos acabaram por falhar a pontaria, e por isso muita coisa mudou num cenário que há algum tempo parecia naturalmente imutável.

Aconteceu na jornada 26. Um tombo do Benfica, que teve tanto de inesperado como indiscutível, deixava a porta aberta a uma recuperação espectacular do FC Porto, colocando ao rubro um campeonato que se arrastava e mantinha um pouco sensaborão há várias semanas consecutivas.

Só que a equipa de Lopetegui não foi capaz de dar esse salto qualitativo, que lhe permitiria colocar-se a um ponto apenas do seu rival e, embora reduzindo os estragos, permanece em situação que apenas passou de desesperada a ligeiramente favorável.

É verdade que os portistas passaram a depender apenas de si próprios.
Trata-se, porém, de uma vantagem que ainda não lhes permite respirar fundo, sobretudo porque a sobrecarga que o calendário reflete até ao fim da temporada deixa adivinhar dificuldades que não atingem o seu adversário lisboeta.

Do que ficou à vista em Vila do Conde e no Funchal, ressalta a súbita e inesperada perda de capacidade que, mais do que os resultados, as exibições do duo do comando deixaram à vista. E aqui reside o principal motivo de preocupação que invadiu as hostes.

Ao contrário dos seus rivais, o Sporting não errou o alvo, aproveitando para reduzir a diferença do duo da dianteira e dar mais conforto à sua posição, parecendo agora que o terceiro lugar é um dado adquirido. O triunfo sobre o Vitória de Guimarães foi claro, e deu da equipa uma imagem saudável que se pode tornar muito importante na recta final.

Com oito jornadas pela frente, a face da história deste campeonato pode alterar-se.
Os sinais deixados por tudo quanto se passou no fim-de-semana confirmam que podem estar outras surpresas a caminho.