Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Mérito total

15 dez, 2014 • Ribeiro Cristóvão

O clássico foi palco para as mais variadas projecções. O Benfica dispunha da confortável vantagem de três pontos, mas o facto de os portistas jogarem no seu estádio acrescido ao bom momento por que parecia passar equipa, conferia-lhe algum favoritismo.

Não há nada a opor ao mérito do Benfica na sua mais recente vitória sobre o Futebol Clube do Porto, numa altura em que o campeonato acaba de entrar no segundo terço, portanto ainda com 21 jornadas para disputar envolvendo nada menos do que 63 pontos.

Face aos dados disponíveis, o clássico havia sido palco para as mais variadas projecções. É verdade que o Benfica dispunha da confortável vantagem de três pontos, mas o facto de os portistas jogarem no seu estádio, acrescido do bom momento por que parecia passar equipa, parecia conferir-lhe algum favoritismo.

Só que o jogo do Dragão foi interpretado por ambas as equipas de forma diferente. A uma equipa portista pressionante nos primeiros minutos, mas incapaz de ser eficaz, viria a opor-se o conjunto mais pragmático de Jorge Jesus e com capacidade suficiente para liquidar o jogo nos momentos cruciais.

Abre-se aqui e agora um tempo de reflexão para a estrutura dos dragões, cuja equipa ainda não conseguiu vencer num um só dos três clássicos que já disputou até agora, não podendo apenas ficar a aguardar que o mês de Janeiro provoque rombos assinaláveis nos seus concorrentes mais directos.

Um deles, o Sporting, atrasou-se ainda mais após um novo e inaceitável empate, desta feita frente à aguerrida equipa do Moreirense, que foi a Alvalade confirmar que não é feita de acasos a carreira conseguida até aqui.

Com dez pontos de atraso em relação ao comandante Benfica, o Sporting parece ter destruído já o sonho de Agosto, quando o seu Presidente proclamava a ambição de concorrer ao título nacional o que, tudo o indica, passa a estar fora das mais seguras probabilidades.

Mesmo tendo em conta que Maio está longe e há ainda um longo calendário para cumprir, tal objectivo fica agora a circunscrever-se apenas a Benfica e Futebol Clube do Porto.