Tempo
|

Ribeiro Cristóvão

Até Fevereiro

11 dez, 2014 • Ribeiro Cristóvão

Do campeão português exigia-se mais. Obter apenas cinco pontos e marcar quatro golos em seis jogos é manifestamente escasso para quem entrou na corrida com mais fortes aspirações.

Terminada a fase de grupos das competições da Uefa, os clubes apurados só retomam o contacto com as mesmas a partir do dia 17 de Fevereiro do próximo ano.

O Benfica já ficou pelo caminho, Estoril Praia e Rio Ave seguir-lhe-ão hoje as pisadas, pelo que apenas Futebol Clube do Porto e Sporting se mantêm na expectativa do que ditará o sorteio, que vai realizar-se no início da próxima semana.

Não se pode dizer que estejamos perante um balanço muito satisfatório em relação àquilo que decorreu até aqui, no que toca às equipas portuguesas.
Sendo verdade que na Liga Europa não havia razões muito fortes para se esperarem comportamentos extraordinários de estorilistas e vilacondenses, já em relação ao Benfica, na Liga dos Campeões, as coisas mudam de figura.

Do campeão português exigia-se mais, pois obter apenas cinco pontos e marcar quatro golos em seis jogos é manifestamente escasso para quem entrou na corrida com mais fortes aspirações. Uma derrota, sobretudo, para Jorge Jesus que deixou sempre à vista a ideia segundo a qual o seu projecto pessoal passava apenas, a nível internacional, pela Liga Europa e, por cá, pelo campeonato nacional.

Porto e Sporting mantêm-se na liça.
Na Champions, os portistas podem vir a ter pela frente adversários poderosos, tais como, entre outros, a Juventus, Arsenal, Manchester City, ou Paris Saint Germain, enquanto aos lisboetas poderá caber defrontar Liverpool, Zenit, Roma, Ajax e Anderlecht, entre as 16 equipas que irão entrar no sorteio.

Na próxima segunda-feira, a partir das 11 horas da manhã, serão desfeitas todas as dúvidas que agora permanecem.