Tempo
|

Ribeiro Cristóvão

Saldo negativo

19 set, 2014 • Ribeiro Cristóvão

A repetirem-se os resultados negativos dos dois últimos dias, pode escapar-nos o quarto lugar no ranking da UEFA, que por direito nos pertence.

No rescaldo da primeira semana de competições europeias de clubes temos que aceitar que o saldo é francamente negativo.
Em cinco jogos, apenas uma vitória, a do FCPorto na Liga dos Campeões; um empate, o do Sporting; e três derrotas, com o Benfica a perder na Champions, a que se acrescenta o mau começo de Estoril e Rio Ave, ambos na Liga Europa, na qual foram batidos na ronda inicial.

Se quisermos ser realistas temos de concordar que as expectativas acabaram por não ser traídas, pois todos sabíamos serem imensas as dificuldades com que alguns se iriam deparar.
Apenas o Sporting ficou aquém que seria legítimo esperar, sabendo-se que iria ter pela frente um adversário perfeitamente ao seu alcance como, de resto, o jogo da Eslovénia viria a confirmar.

O saldo é, portanto, negativo, sendo agora previsível que o ranking da UEFA possa vir, a curto prazo, a sofrer algumas alterações. Outros países há, com Itália à cabeça, que nos perseguem de perto pelo que, a repetirem-se os resultados negativos dos dois últimos dias, possa escapar-nos o quarto lugar que por direito nos pertence.

Como nota de destaque da tripla jornada a que assistimos fica o resultado e a exibição dos portistas frente ao representante da Bielorrússia, a deixar indicações de que o seu futuro na principal competição da UEFA poderá ficar marcado por um enorme sucesso.
Benfica e Sporting têm tarefas aparentemente mais complicadas: um porque está integrado num grupo difícil, o outro porque no jogo estreia deixou bem à vista incapacidades que podem prolongar-se no tempo. E a ser assim…

Daqui por duas semanas há mais.
Até lá, é tempo de pensar apenas naquilo que todos têm de fazer no seu campeonato nacional.