Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Portugal em força

16 set, 2014 • Ribeiro Cristóvão

A Liga dos Campeões arranca esta terça-feira com o futebol nacional muito bem representado. O espectáculo está garantido.

Começa hoje a rolar a tômbola da mais importante competição europeia de futebol, a Liga dos Campeões, que promete repetir a espectacularidade que tem sido o nosso deleite ao longo de muitos anos.

E o futebol português volta a estar muito bem representado: três equipas, Benfica, Sporting e FCPorto, seis treinadores, José Mourinho, Leonardo Jardim, Paulo Sousa, André Vilas Boas, Jorge Jesus e Marco Silva. Ou seja, a mais nutrida equipa de treinadores presentes nesta edição, tem passaporte nacional.

Depois de Portugal, a Espanha conta com cinco treinadores, França, Alemanha e Itália com três cada, e depois um vasto leque de doze a preencher o quadro total de 32, tantos quantos comporta esta fase de grupos, que se inicia nesta terça-feira.

Os números antes citados têm um alto significado, por representarem a evolução qualitativa que temos vindo a registar e premeiam o trabalho desenvolvido a todos os níveis.
Porém, há um nome que não pode ser desligado desta realidade, exactamente José Mourinho.

Foi graças ao seu brilhante trabalho desenvolvido em vários países europeus e às conquistas que dele resultaram, que se tornou possível abrir portas por esse mundo fora a outros companheiros de profissão.

Hoje é assim possível falar de largas dezenas de treinadores portugueses que desenvolvem o seu trabalho em vários continentes, com uma aceitação generalizada que enche de orgulho toda uma classe nem sempre muito bem tratada.

Neste arranque de nova edição da Champions só podemos desejar que todos e cada um sejam capazes de alcançar o maior sucesso que ajude a prestigiar um futebol, que tantas vezes e por nossa culpa exclusiva, surge desacreditado à escala internacional.