Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Lugar certo

18 jul, 2014

No que respeita a Portugal, o 11º lugar é muito mais compatível com o seu real valor, tendo sempre parecido injustificadas as classificações que lhe eram atribuídas.

Enquanto a cotação de Cristiano Ronaldo continua a subir em flecha em todo o mundo, a selecção portuguesa, de que o jogador madeirense é a principal figura, acaba de ser apeada do lugar que ocupou indevidamente no ranking da FIFA durante vários meses e relegada para uma posição mais compatível com a sua real valia.

Cristiano Ronaldo, eleito o melhor jogador do mundo do ano, juntou a esse título outras conquistas que, embora de carácter colectivo, lhe devem ser igualmente creditadas, dado o relevante contributo que deu a todas elas, como são os casos da Liga dos Campeões e a Taça do Rei.

Ronaldo, acaba agora de ser também distinguido pelo canal desportivo norte-americano ESPN,  
que o considerou o melhor desportista internacional, à frente de nomes sonantes como, por exemplo, o tenista espanhol Rafael Nadal e o piloto de Fórmula 1, o alemão Sebastian Vettel.

Quanto à selecção portuguesa, que se manteve na 4ª posição do ranking mundial até ao começo do Campeonato do Mundo, desceu agora para o 11º lugar, uma queda resultante do mau comportamento registado naquele evento, e que reflete com toda a justiça aquele que é, de momento, o seu real valor, tendo sido uma das mais penalizadas a nível internacional.

Casos igualmente dignos de registo apontam a descida da Itália do 9º para o 15º lugar, da Inglaterra que caiu do 10º para o 23º, e da Espanha, que liderava e agora ocupa a 7ª posição.

Quanto às subidas, são dignas de registo duas: a da Holanda, que era 15ª e agora é 3ª, e da Colômbia, que ascendeu ao 4ª lugar quando antes era 8ª.

No que respeita a Portugal, o 11º lugar é muito mais compatível com o seu real valor, tendo sempre parecido injustificadas as classificações que lhe eram atribuídas. Mais uma boa razão, a juntar a tantas outras, para que o futebol português encare o seu futuro de uma forma mais responsável e mais profissional.