Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Sob Suspeita

02 jun, 2014

Depois de termos visto a selecção portuguesa empatar a zero frente à Grécia no primeiro de três jogos de preparação, não se devem tirar conclusões relevantes sobre aquilo que poderá ser o seu comportamento no Mundial brasileiro, que se inicia daqui por dez dias.

De resto, olhando para o panorama internacional e analisando resultados e exibições de outras selecções europeias que também irão estar presentes nessa grande reunião internacional, as conclusões não são substancialmente diferentes.

Empate da Alemanha frente aos Camarões, empate da França em confronto com o Paraguai, também uma igualdade da Itália perante a Irlanda, ainda um empate da Rússia em jogo com a Noruega. Em matéria de vitórias, foi escassa a da Holanda, em casa, contra o Ghana e, quanto a sucessos de reduzida dimensão ficamos ainda circunscritos ao triunfo da Suiça contra a quase inofensiva Jamaica. Por dois ou mais golos, apenas Inglaterra contra o Perú, e Espanha com a Bolivia lograram vencer, o que aconteceu igualmente com os belgas no embate frente à Suécia. Não são, no entanto, fiáveis os desfechos de que aqui se deixa nota.

O campeonato, esse sim, é que está já a bailar na mente de selecionadores e jogadores, e é para esse grande despique que estão viradas todas as atenções, devendo por isso ser encaradas com naturalidade todas as experiências que estejam e continuem a ser feitas, com o objectivo final de cada selecção chegar ao Mundial com as máquinas devidamente afinadas.

No que toca à nossa representação, a grande incógnita incide sobre a nossa estrela maior. Sabendo-se que Cristiano Ronaldo não irá estar seguramente em acção nos jogos frente ao México e República da Irlanda, a grande suspeita é também portadora de uma enorme angústia. Estará o melhor jogador do mundo apto para defrontar a Alemanha no jogo estreia em Salvador?

Devido aos ecos que continuam a chegar do seio da nossa própria selecção, parecem legítimas todas as dúvidas. Esperando que o tempo ajude a debelar todos os problemas, apenas se deseja que no próximo dia 16 nos cheguem imagens do reabilitado Cristiano Ronaldo à frente de uma equipa disposta a dar a todos os portugueses a primeira alegria mundialista.