Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Ainda à espera

14 abr, 2014 • Ribeiro Cristóvão

Se a jornada não deu azo à dança de lugares nas posições sempre mais cobiçadas, já o mesmo não se passa relativamente à cauda da tabela onde os sustos se dividem agora por diversos emblemas.

Ainda à espera

Embora pareça ser já irreversível a arrumação final das equipas do topo da tabela do primeiro escalão do futebol português, a verdade é que matematicamente há ainda necessidade de esperar pelo menos uma semana para que tudo fique devidamente esclarecido.

Ao Benfica faltam dois pontos para passar a ostentar o título de campeão, o Sporting está igualmente a dois pontos de festejar a entrada directa na Liga dos Campeões, os portistas levam um avanço considerável sobre o Estoril Praia que lhes permite viver sem sobressaltos quanto à manutenção do terceiro lugar.

E, em relação à liga Europa, parece ser cada vez mais evidente a possibilidade de Estoril Praia e Nacional da Madeira serem capazes de aguentar os lugares que agora lhes concedem o privilégio de nela voltarem a inscrever os seus nomes, remetendo o Sporting de Braga para um vazio que tem todas as razões para se tornar muito preocupante.

Os resultados do fim-de-semana, em que todos os grandes ganharam, obrigam assim a ter de esperar pela quadra pascal para que então tudo fique devida e definitivamente clarificado.

Parece no entanto razoável poder vaticinar, desde já, o desfazer de todas as dúvidas que ainda se colocam, significando isso que vamos ter surpresas em relação àquilo para que apontavam as previsões feitas no início da temporada.

Mas, se a jornada não deu azo à dança de lugares nas posições sempre mais cobiçadas, já o mesmo não se passa relativamente à cauda da tabela onde os sustos se dividem agora por diversos emblemas, sendo por isso necessário aguardar não apenas mais uma jornada, mas muito provavelmente até ao fim, para que o ordenamento nos esclareça então a quem ficam entregues os dois últimos lugares.

Olhanense, Paços de Ferreira, Belenenses, Arouca e Gil Vicente são, por esta ordem, os que vivem por entre maiores preocupações.

A três jornadas do fim nenhum destes clubes está livre de preocupações, pelo que, os três jogos que restam a cada um vão exigir muita concentração, rigor e aplicação, sob pena de deitarem tudo a perder.

Por isso se pode afirmar, nesta altura, que estando as grandes atenções centradas naquilo que vai passar-se entre os primeiros, é na Liga dos últimos que se depositam também muitos olhares curiosos dos adeptos da bola.