Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Desfazer dúvidas

28 mar, 2014 • Ribeiro Cristóvão

Preparemo-nos para um fim-de-semana em que não faltarão emoções largadas à solta num triângulo que começa no Minho e termina Madeira.

Desfazer dúvidas

A jornada deste fim-de-semana pode ajudar a esclarecer muitas das dúvidas que ainda persistem quanto à arrumação das equipas nos primeiros três lugares da classificação.

A começar pelo Benfica, que pode colocar em Braga um ponto final na sua candidatura ao título, passando pelo Porto que tem na Choupana um obstáculo tradicionalmente complicado, e a terminar o Sporting que, com uma tarefa aparentemente menos difícil, poderá arrumar definitivamente a questão do segundo lugar.

Trata-se, de facto, de uma jornada em que sobejam motivos de interesse em vários estádios. Sobretudo, naqueles onde vão estar presentes as três equipas do topo da tabela e que, em função dos seus comportamentos, poderão dar azo a que o campeonato termine mais cedo.

Ou seja, uma vitória do Benfica na cidade dos arcebispos deverá acabar com as poucas interrogações que ainda é legítimo colocar, e com a ansiedade que permanece em algumas das suas figuras mais emblemáticas.

Sobretudo Jorge Jesus, a quem têm sido assacadas responsabilidades por opções menos recomendáveis pela estratégia adoptada em alguns desafios recentes, terá na Pedreira um teste muito concreto que vai permitir lançar pistas sobre as cinco jornadas que, a partir daí, ficarão por cumprir no calendário.

Quanto aos portistas, e após conhecido o desfecho do jogo de Alvalade, poderão continuar ou não com o acesso directo à Liga dos Campeões na mira.

Perante o novo Porto que se viu na Taça de Portugal, tudo aponta para que possa haver uma linha de continuidade em relação ao excelente jogo conseguido frente ao Benfica.

A única dúvida que ainda permanece assenta na irregularidade de algumas exibições, como foi o caso do Belenenses, o que poderá vir a repetir-se em novo jogo do campeonato.

Finalmente o Sporting, aquele que à partida dispões da vantagem maior de jogar em casa, embora tendo de enfrentar um adversário que por hábito não lhe dá tréguas.

Se quiser que o segundo lugar da tabela não sofra assaltos que não deseja, o conjunto escolhido por Leonardo Jardim vai ter de ser afirmativo através de uma exibição que não provoque entraves a essa candidatura.

Enfim, preparemo-nos para um fim-de-semana em que não faltarão emoções largadas à solta num triângulo que começa no Minho e termina Madeira. Domingo à noite estarão, provavelmente, desfeitas todas as dúvidas. Ou talvez não…