Tempo
|

Ribeiro Cristóvão

Clube dos ricos

13 mar, 2014

As competições europeias de futebol têm sido muitas vezes a panaceia que ajuda a aliviar a situação financeira débil de muitos clubes, sendo o caso português um dos mais evidentes.

Clube dos ricos
As receitas de vária ordem -televisão, sobretudo, e bilheteira- que emanam das participações nas provas da Uefa continuam a constituir um dos grandes objectivos que os clubes perseguem denodadamente desde o começo de cada temporada.

Esta é mais uma semana em que os calendários da Champions e da Liga Europa avançam.
E na prova principal, depois das jornadas de terça e quarta-feira, estão já apuradas para os quartos-de-final, as equipas do Bayern de Munique, Atlético de Madrid, Barcelona e Paris Saint Germain, ou seja, a selecção de valores continua a fazer o seu caminho.
Na próxima semana saber-se-à que outros parceiros irão juntar-se a este quarteto de luxo.

Em segundo plano, vai surgir hoje a Liga Europa com dezasseis jogos no total, dois dos quais interessam particularmente aos portugueses, com o FCPorto a receber o Nápoles e o Benfica chamado a Londres para ali defrontar o Tottenham.

Tarefa difícil, sobretudo para os portistas, que não podem argumentar com o seu invejável estatuto europeu, antes têm de fazer pela vida.
Ao contrário do campeão português os napolitanos atravessam um bom momento, e têm no seu poderio atacante a melhor de todas as armas.

Recomenda-se, por isso, uma entrada forte que dê ao campeão português a possibilidade de assegurar no Dragão um bom resultado que ajude depois a enfrentar o terrível ambiente de Napoles.

Já o Benfica parte como favorito para o conjunto das duas mãos, mesmo que não regresse de Londres com um resultado cem por cento positivo. 
O Tottenham está muito marcado pelo seu percurso interno, mas vai tudo fazer para mostrar uma imagem diferente na Liga Europa, o que recomenda especiais cuidados aos que vierem a ser escolhidos por Jorge Jesus.

É com isso que o Benfica vai ter de se acautelar, estancando o ímpeto atacante dos ingleses que deve marcar os minutos iniciais da partida que terá como palco o histórico White Hart Lane.