Tempo
|

Ribeiro Cristóvão

Contrastes

17 fev, 2014

Falharam muitas das previsões feitas em relação à jornada 19 do nosso principal campeonato.

O Benfica não confirmou o fulgor exibido contra o Sporting a meio da semana no estádio da Luz, os leões pouco melhoraram a imagem de fragilidade deixada nesse jogo que os pode ter afastado da luta pelo título, o Futebol Clube do Porto aguentou-se num estádio onde não tem sido feliz nas últimas épocas, depois de uma exibição pouco conseguida há uma semana frente ao Paços de Ferreira.

Eis, pois, um punhado de reflexões que se soltam de uma ronda que nada trouxe de novo. O trio da frente não se deixou surpreender em nenhum dos seus compromissos, embora algumas das vitórias alcançadas tenham chegado a arrastar consigo certas dúvidas.

Vamos por parte: o Sporting, o primeiro a entrar em acção, estava sob o olhar atento e crítico, sobretudo dos seus adeptos, depois do jogo decepcionante realizado cinco dias antes no estádio da Luz. 

E o embate frente ao último da classificação pouco mais lhe trouxe do que os três pontos de uma vitória muito suada, o que, convenhamos, apesar de tudo não é pouco.

O Benfica, por seu lado, foi uma sombra do gigante que derrubou os leões. Frente ao Paços de Ferreira teve uma primeira parte marcada pela mais alta discrição, e apenas no segundo tempo melhorou um pouco, apesar de tudo o suficiente para levar a melhor sobre uma equipa que não reunia, à partida, condições para oferecer uma resistência capaz.

Veremos o que conseguirá o estranho Benfica deste domingo, nos jogos que tem a seguir, o primeiro na Grécia, a contar para a Liga Europa, depois com o Vitória de Guimarães para marcar o regresso ao nosso campeonato.

Finalmente, o FCPorto voltou a ser feliz em Barcelos depois de uma prolongada ausência de vitórias no estádio daquela cidade minhota. E isto numa altura em que os seus adeptos temiam que pudesse alargar-se ainda mais a distância que o separa do actual comandante da classificação.

Não houve, por isso, novidades de tomo numa jornada em que os favoritos foram capazes de vencer, mas sem que tenham revelado capacidade de oferecer um futebol susceptível de nos levar ao deslumbramento. Veremos que novidades nos vão trazer os jogos que se seguem.