Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Amanhã há mais

10 fev, 2014 • Ribeiro Cristóvão

Não vale agora a pena tentar saber se há culpados por uma situação agravada pelo mau tempo que se tem abatido por todo o país, mas com especial incidência sobre Lisboa.

Amanhã há mais

Apesar de não serem favoráveis as condições climatéricas que assolaram todo o país, e por isso o estado do tempo recomendar especiais cautelas, ninguém terá colocado antes a possibilidade de vir a ser adiado o grande derby lisboeta rodeado, até às 18h00 de domingo, de enorme expectativa entre os adeptos do futebol.

E ninguém sequer se lembrou que há cerca de um ano, no mesmo estádio, e por razões semelhantes, fora adiado um jogo da Liga de Honra, entre o Benfica B e o Feirense.

Dessa altura, repescamos a justificação então dada para tal decisão, e que referia “vento muito forte na origem de, na mesma zona do estádio, terem começado a cair pedaços da estrutura na bancada e no relvado”.

Só que, desta vez, respeitava a um Benfica-Sporting, primeiro e segundo classificados da Liga, e o tratamento teria de ser inevitavelmente diferente.

Um jogo especial, com todos os condimentos para se tornar influenciador do comportamento de ambas as equipas no futuro a curto prazo, e no qual o treinador leonino colocara condimentos muito especiais ao anunciar um onze distante daquele que era tido como o mais provável por uma enorme fatia dos observadores.

Afinal vamos ter de esperar por amanhã à noite, para ficar a saber, inclusive se há ou não esse jogo, agora encarado já de forma algo diferente, por lhe ter sido retirado o efeito surpresa, que chegara a prometer uma noite de grande excitação.

Não vale agora a pena tentar saber se há culpados por uma situação agravada pelo mau tempo que se tem abatido por todo o país, mas com especial incidência sobre Lisboa.

Importante, e deve ser salientado, é que todos os contratempos foram bem resolvidos, tendo as operações de evacuação do estádio decorrido sem sobressaltos.

Ficou também o aviso aos responsáveis do Benfica, encarregados de organizar, em Maio próximo, a final da Liga dos Campeões. É que a UEFA não tem por hábito ignorar situações desagradáveis como a verificada no domingo, sendo por isso conveniente que o estádio da Luz venha a ser objecto das inspecções que agora terão faltado.

Para além disto, o campeonato prosseguiu sem grandes registos. O FCPorto venceu o Paços de Ferreira e está agora no segundo lugar à espera do jogo de amanhã para saber com o que pode contar a partir daí, mas a sua exibição voltou a ser confrangedora. Continua a ser difícil perceber como é que uma equipa candidata ao título (está apenas a um ponto do primeiro lugar) só tem para nos oferecer o futebol que voltou a exibir no seu estádio frente ao penúltimo da classificação.

Talvez aí se percebam as razões pelas quais os seus adeptos lhe estão a virar as costas.