Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Triste saída

12 dez, 2013

Mesmo sabendo-se antecipadamente eliminadas, não foi brilhante a despedida das três equipas portuguesas participantes na Liga Europa.

Mesmo sabendo-se antecipadamente eliminadas, não foi brilhante a despedida das três equipas portuguesas participantes na Liga Europa.

O Paços de Ferreira ainda logrou alcançar um empate na Roménia, mas Vitória de Guimarães e Estoril Praia sucumbiram perante representantes da França e da República Checa, os quais acabaram por não passar por dificuldades extremas no Fundador e na Amoreira.

Encerra-se assim um período em que a participação das equipas portuguesas esteve muito longe de corresponder às expectativas.

Na Liga dos Campeões, Porto e Benfica pouco fizeram para poder justificar a sua passagem aos oitavos de final.  A frustração é grande, mas nada evita uma profunda reflexão que deve ser feita pelos responsáveis dos dois clubes, no sentido prevenir um futuro mais promissor.

Na Liga Europa, a inexperiência marcou, desde o início, o trio português que se apresentou à partida, e acabou por ser determinante na classificação final, que os impede de aceder à fase que se inicia em Fevereiro, com a participação de 32 equipas.

Num caso e noutro, nem sequer os aspectos financeiros ficam salvaguardados. É mais uma dor de cabeça para os tesoureiros dos cinco clubes nacionais que esperavam certamente ter uma recompensa maior, que pudesse aliviar os seus sobrecarregados orçamentos.

Resta agora aguardar pela fase seguinte da Liga Europa, na qual entram portistas e benfiquistas mas, antes disso as atenções apontam na direcção do sorteio que vai ter lugar na próxima segunda-feira.

Que, pelo menos, não haja gigantes europeus no caminho das equipas portuguesas a tentar travar uma marcha que desejamos seja longa e só termine em Maio, em Turim.