Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Noite de sofrimento

05 nov, 2013

O melhor Benfica desta temporada comprometeu esta noite, quase definitivamente, o seu futuro na Liga dos Campeões Europeus.

O guarda-redes Roberto que se havia transformado na grande figura do jogo da Luz, há quinze dias, ao incorrer então num erro monumental que permitiu aos lisboetas empatar o jogo e assim prolongar a esperança de continuar na grande competição, voltou hoje a ser o grande protagonista de um bom espectáculo, mas de sinal contrário.

Com um punhado de grandes intervenções, Roberto não foi apenas a maior referência de Atenas, mas também, e em especial, o principal responsável por um desfecho que deve ter aberto ao Olympiacos as portas dos oitavos de final.

Mas há também culpas do Benfica e especialmente do seu sector defensivo, ao permitir cedo um golo só possível devido à ineficácia de uma marcação desastrada que permitiu a entrada no lance com sucesso de um defesa contrário, livre de qualquer marcação.

Agora, e porque aos gregos apenas basta mais uma vitória nesta fase de grupos para prosseguir na Champions, os objectivos do Benfica viram-se claramente para a Liga Europa, ainda que em futebol todos os combates terminem apenas com o último apito, tornando possível uma, por agora, imprevista recuperação.

Nesta quarta-feira entra em cena o Futebol Clube do Porto, tal como o Benfica no fio da navalha, perante as dificuldades que se adivinham para o jogo de São Pettersburgo a disputar a partir das 17 horas.

Após duas inéditas derrotas consecutivas no Dragão, compete ao campeão português inverter essa tendência estranhamente negativa que mantém na Liga dos Campeões, sob pena de se ver prematuramente atirado para uma prova de menor dimensão e proveito.

Metade da esperança já foi atirada borda fora esta noite.

Veremos o que o Futebol Clube do Porto é capaz de fazer amanhã com a outra metade.