Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Todos a exame

01 nov, 2013 • Ribeiro Cristóvão

Nesta sexta-feira, quando a noite tiver caído já sobre Coimbra, Académica e Benfica vão dar o pontapé de saída numa jornada que pode trazer novas surpresas.

Todos a exame

Nesta sexta-feira, quando a noite tiver caído já sobre Coimbra, Académica e Benfica vão dar o pontapé de saída numa jornada que pode trazer novas surpresas.

Mesmo tendo em conta que a deslocação do FC Porto ao Restelo, para ali defrontar o Belenenses, e a recepção do Sporting ao Marítimo, parecem não se revestir de dificuldades de monta, será sempre prudente manter alguma reserva, porque a surpresa, em futebol, espreita sempre e à porta de qualquer estádio.

A começar pelo Benfica, no centro do país, não pode ignorar-se o seu histórico recente, marcado por exibições frouxas e resultados aquém do exigível, que atiram a equipa de Jorge Jesus para um lugar pouco habitual na classificação, ainda para mais traduzindo uma diferença pontual em relação aos portistas que tem dado origem a muitas dores de cabeça.

A Académica promete bater o pé aos benfiquistas, aproveitando também o momento menos favorável por que passa o seu adversário desta sexta-feira.

Jorge Jesus, por seu lado, dissimulando os temores que lhe vão na alma, promete voltar aos tempos áureos em que a equipa por si comandada ganhava e proporcionava as melhores delicias a quantos gostam de futebol.

Logo à noite decifrar-se-á o enigma que paira sobre o estádio municipal da cidade do Mondego. E, a partir daí, poderão então ser levantadas novas pistas num campeonato que a seguir entra de férias, para estar de regresso apenas no fim do mês.

O embate dos portistas com os azuis do Restelo parece não trazer especiais expectativas. Dos confrontos dos últimos anos, a história regista uma percentagem esmagadora de vitórias da equipa nortenha.

Por isso, a rotina vai certamente manter-se: à entrada, uma coroa de flores na estátua de Pepe, e à saída três pontos na bagagem até aqui já bem recheada.

Em Alvalade, o novo Sporting promete fazer esquecer a “débacle” do Dragão. E o mau momento do Marítimo pode até ajudar a lançar o derby da Taça, que virá uma semana depois, e em que os leões vão ser, novo, submetidos a um rigoroso exame às suas actuais capacidades.