Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Mau perder

01 out, 2013

Seria bom que o mau perder de que os espanhóis dão frequentemente mostras, especialmente quando o adversário tem nome português, tivesse voltado hoje a repetir-se  depois de disputado o encontro da Liga dos Campeões entre o Futebol Clube do Porto e o Atlético de Madrid.

Mau perder

Infelizmente tal não foi possível. A primeira parte dos portistas ainda abriu uma janela de esperança num bom resultado, mas a segunda parte deitou tudo perder. Há erros que se pagam caro, e aqueles que foram cometidos pela defesa dos dragões não só merecem alguma reflexão como vão obrigar a um trabalho mais apurado na preparação de jogos como este. Nada está perdido, mas é necessária uma atenção mais cuidada à Liga dos Campeões.

E voltando ao mau perder dos espanhóis, o mais recente exemplo as atitudes narcisistas que têm cruzado a nossa fronteira acaba de nos chegar em consequência da vitória inquestionável do nosso ciclista Rui Costa que, em Florença, se sagrou neste domingo campeão do mundo de estrada, derrotando os espanhóis Joaquin Rodriguez e Alejandro Valverde, que assim tiveram de contentar-se com as medalhas de prata e de bronze, já que o ouro, esse viajou, bem guardado, para um pouco mais longe.

Quem teve o cuidado e a paciência de aceder às imagens da proeza alcançada pelo corredor da Póvoa de Varzim, não terá deixado de sentir alguma mal estar devido às  aleivosias que as acompanhavam e de que foram autores dois repórteres de um canal de televisão de Madrid.

Simplesmente inoportunos os comentários xenófobos atirados levianamente para o ar, numa tentativa de desvalorizar a proeza de Rui Costa, este superior em toda a corrida a adversários tidos como mais favoritos antes de ser dada a primeira pedalada.

A presença de futebolistas portugueses em clubes espanhóis, mas sobretudo a do treinador José Mourinho, já nos haviam habituado a palavreado de pouco nível,  tentando com isso desvalorizar a capacidade de uns e de outro. Ao que parece, e depois do rendimento de baixo teor de que vem dando mostras o Real Madrid, já há quem, do outro lado da fronteira comece a suspirar pelo regresso do técnico agora ao serviço do Chelsea.
Voltando à Liga dos Campeões, a nossa atenção centra-se agora no desafio desta quarta-feira no Parque dos Príncipes, onde o Benfica vai defrontar o Paris Saint Germain.
Outro jogo muito difícil, a colocar também à prova a capacidade dos mais poderosos clubes portugueses.
Veremos se o Benfica é capaz de atenuar o sombrio começo de temporada que está a protagonizar no campeonato português.