Emissão Renascença | Ouvir Online

Ribeiro Cristóvão

Um até breve?

26 set, 2013

Mitchell van der Gaag, até há pouco treinador do Belenenses, despediu-se hoje do futebol de forma um tanto inesperada, sem deixar a promessa de pode voltar um destes dias.

Um até breve?

O problema que o afecta é demasiado grave, e com a vida não se pode brincar.

Este holandês de 41 anos, nascido em Zutphen, fez quase toda a sua carreira no futebol português, tendo passado pelo Marítimo, onde foi primeiro jogador e depois treinador, registando ainda uma breve passagem pela Arábia Saudita.

Em todo o lado granjeou amizades e somou prestígio, merecendo sempre o maior respeito tanto de companheiros como adversários.

Atingiu o topo da carreira ao trazer de regresso à primeira divisão o histórico Belenenses, depois de uma época em que os triunfos se acumularam.

Antes disso, no Marítimo, clube a que está afectivamente também muito ligado, Van der Gaag, conseguiu chegar à Liga Europa, uma bela prenda oferecida em 2010 ao clube funchalense.

Depois do aviso que o seu coração lhe fez no último jogo no estádio do Restelo,  curiosamente contra o Marítimo, o treinador holandês viu-se perante a inevitabilidade de sacrificar a paixão que nutre pelo futebol, e passar a pensar exclusivamente na sua saúde.

Todos quantos apreciamos a conduta social e desportiva deste homem há largos anos chegado a Portugal, gostaríamos de lhe dizer apenas um até breve.

Porém, porque há coisas bem mais importantes para além do futebol, e o dom precioso da vida está, antes de todos, em primeiro lugar, este aviso pode ter chegado na melhor altura.