Tempo
|

Ribeiro Cristovão

Cabaz da Páscoa

01 abr, 2013

Surgiu bem recheado, para alguns, o cabaz da Páscoa. Para outros, nem por isso.

Cabaz da Páscoa

O Belenenses foi aquele que recebeu a melhor prenda, ao reservar lugar no principal escalão do futebol português.

Três anos volvidos, e eis de novo na ribalta o clube que durante muitas décadas fez jus ao epíteto de “o quarto grande”, condição de que viria a desligar-se por força de uma crise que o atingiu de forma quase mortal.

Regressado ao convívio dos grandes, espera-se agora que o Belenenses volte para ficar.

A sua força e o apoio dos seus adeptos muito hão-de contribuir para vermos outra vez as camisolas azuis e o emblema da Cruz de Cristo a passear a sua história gloriosa pelos estádios deste país.

Que o Belenenses regresse, para ficar.

No campeonato que corre vertiginosamente para o fim, Benfica e FCPorto foram também obsequiados com prendas especiais nesta quadra pascal.

Fartura de golos, algumas boas exibições, e a chama que permanece acesa até que um  imprevisto apagão possa fazer mossa em qualquer deles.

Os encarnados deixaram, no desafio com o Rio Ave, uma imagem mais sólida, a repetir a ideia de que podemos estar perante o mais sério concorrente ao título de campeão.

A saúde física evidenciada pela grande maioria dos seus jogadores, confirma que a sua capacidade competitiva está para durar e combater em todas as frentes.

Já os dragões, embora vencendo e ganhando em Coimbra sem margem para discussão, permitiram recuperar dúvidas quanto ao estado da equipa, analisado sob diversos ângulos. A ideia que se mantém, reflecte a falta do ritmo elevado que ficou a marcar os períodos mais marcantes desta temporada. Veremos se basta para o percurso que ainda tem pela frente.

No fundo da tabela, cada vez é maior a indefinição.

Agora passaram a ser seis as equipas que buscam a salvação, o que torna as próximas jornadas verdadeiramente electrizantes.

Ainda dentro da quadra pascal, o melhor cabaz estava destinado ao Sporting, que regressa de Braga com três preciosos pontos na luta em que está empenhado pela permanência nas competições europeias.

Foi uma vitória importante numa altura em que os leões parecem dispostos a encetar uma nova vida acompanhando também o entusiasmo dos novos timoneiros.

Veremos se este estado de espírito é para continuar.