Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

A política ameaça a economia

13 fev, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

Em Espanha, o primeiro-ministro enfrenta grande contestação, mas o PSOE, na oposição, ainda não conseguiu ultrapassar o PP. Em Itália, Berlusconi pode voltar à cadeira do poder. Em Portugal, ninguém acredita que o PS consiga maioria absoluta.

A acalmia de que beneficiou a Zona Euro nos últimos meses pode estar no fim. Os juros da dívida soberana têm subido um pouco, receando que países como Espanha e Itália se tornem ingovernáveis.

Não só Rajoy enfrenta grande contestação por causa da austeridade como a Catalunha mostra uma perigosa tendência separatista. O PP, partido que sustenta o Governo espanhol com maioria absoluta nas Cortes, sofreu sucessivos escândalos de corrupção, o último dos quais atingiu o próprio Mariano Rajoy.

Mas o PSOE, na oposição, ainda está atrás do PP nas sondagens. Um Governo a sair de eventuais eleições teria, assim, que ter o apoio dos partidos autonómicos, algo fatal para a redução do défice.

Em Itália, haverá eleições a 24 e 25 deste mês. A subida do populista Berlusconi nas sondagens, além de deprimente dadas as características do personagem, poderá inviabilizar um governo com maioria estável e assim impedir reformas.

É a política que ameaça a economia. A prazo, também poderá acontecer em Portugal, uma vez que ninguém acredita que o PS de Seguro consiga uma maioria absoluta em futuras eleições.