Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Os trabalhos de Rajoy

28 jan, 2013

Rajoy conseguiu evitar um resgate a Espanha semelhante ao aplicado a Portugal. Concretizou-se, sim, um resgate à banca espanhola.

Os trabalhos de Rajoy
O primeiro-ministro espanhol Rajoy, eleito em Dezembro de 2011, não tem tido uma vida fácil. No início, talvez por inexperiência, Rajoy complicou as coisas em Bruxelas, onde tentou ultrapassar as regras da União Europeia. O que agravou o ataque dos mercados à dívida pública espanhola.

Mas, até agora pelo menos, Rajoy conseguiu evitar um resgate a Espanha semelhante ao aplicado a Portugal. Concretizou-se, sim, um resgate à banca espanhola.

Tal como Portugal e outros países, a Espanha beneficiou da acalmia nos mercados desde que, em Agosto, Draghi assegurou que o Banco Central Europeu tudo faria para defender o euro. Há dias Madrid emitiu dívida a dez anos pela primeira vez em mais de um ano e juros baixos.

Mas há dois outros problemas. As autonomias, com relevo para a Catalunha, não só agravam a dívida do Estado espanhol como algumas põem em causa a unidade desse Estado. E multiplicam-se os escândalos de corrupção no PP, partido de Rajoy.

Este teve, agora, que solicitar uma investigação interna e uma auditoria externa às contas do partido. São muitas frentes de combate para um primeiro-ministro.