Tempo
|

Francisco Sarsfield Cabral

A estratégia do PS

16 jan, 2013 • Francisco Sarsfield Cabral

O PS de Seguro está contra qualquer medida que possa suscitar contestação. É esta a estratégia de um partido que aspira a governar?

A estratégia do PS
Tornou-se clara a estratégia política do PS de Seguro. Em entrevista ao “Jornal de Notícias”, o coordenador do PS para a área da Saúde, Álvaro Beleza, defendeu o fim da ADSE (o subsistema de saúde da função pública). Considerou-o injusto, porque mais generoso do que o sistema geral, e único na Europa. Correia de Campos, antigo ministro da Saúde do PS, também criticou a ADSE.

A posição de Álvaro Beleza e Correia de Campos insere-se na linha política de Sócrates, no seu período inicial como primeiro-ministro. Sócrates extinguiu, então, vários subsistemas de saúde.

Aliás, o memorando da “troika”, negociado pelo Governo de Sócrates, prevê a extinção gradual da ADSE e de todos os subsistemas de saúde até 2016.

Mas Zorrinho desmentiu que o PS seja favorável à extinção da ADSE. É a estratégia do PS de Seguro: está contra qualquer medida que possa suscitar contestação. Aliás, o deputado José Lello recomendou aos seus colegas de bancada não mexer na ADSE porque a maioria dos funcionários públicos vota PS.

Esta é a estratégia de um partido que aspira a governar?