Tempo
|

Francisco Sarsfield Cabral

Mão pesada nos EUA

17 dez, 2012

Banco britânico HSBC tem que pagar quase dois mil milhões de dólares para encerrar um processo nos EUA onde era acusado de facilitar a transferência de dinheiro para cartéis mexicanos e o Irão. São quantias pesadas, que mostram que nos EUA não se brinca com as regras. Enquanto por cá...

Mão pesada nos EUA
Nos Estados Unidos o capitalismo goza de uma aceitação que não existe na Europa. No entanto – ou talvez por isso mesmo – as autoridades dos EUA são implacáveis quando descobrem algo que viola as regras. Não é de agora. Em 1911, por exemplo, o Supremo Tribunal americano dividiu a empresa monopolista do milionário Rockefeller em várias empresas menores.

Há dias referi aqui a condenação a penas de cadeia de gestores que usaram informação privilegiada para ganhos pessoais (“insider trading”).

Agora o banco britânico HSBC tem que pagar quase dois mil milhões de dólares para encerrar um processo nos EUA onde era acusado de facilitar a transferência de dinheiro para cartéis mexicanos e o Irão.

O também britânico banco Standard Chartered pagará 252 milhões de euros para encerrar um processo em que era acusado de ter violado sanções dos EUA.

Em Agosto o banco britânico fora acusado de ter ocultado transacções financeiras com o Irão, tendo pago 262 milhões de euros para encerrar esse processo.

São quantias pesadas, que mostram que nos EUA não se brinca com as regras. Enquanto por cá...