Emissão Renascença | Ouvir Online

Francisco Sarsfield Cabral

Os britânicos e o continente

12 dez, 2012 • Francisco Sarsfield Cabral

Os ingleses sempre se diferenciaram do continente europeu. O eurocepticismo existe há muito no Reino Unido e intensificou-se recentemente. Uma eventual saída do país da União Europeia será dramática para o projecto europeu.

Os britânicos e o continente
Realiza-se hoje uma reunião de ministros das Finanças para tentar um acordo sobre o supervisor bancário europeu. Segue-se um Conselho Europeu. Mas, além do problema italiano (regresso de Berlusconi, saída de Monti), paira uma ameaça: a Grã-Bretanha poderá abandonar a União Europeia.

Os ingleses sempre se diferenciaram do continente europeu. Enquanto tiveram um império, davam-lhe prioridade sobre as relações com a Europa. Na década de 50 do séc. XX tentaram que a integração europeia se limitasse ao comércio livre. E quando finalmente entraram na CEE (depois do General de Gaulle lhes ter fechado a porta enquanto Presidente de França), estiveram muitas vezes com um pé dentro e o outro fora da União Europeia (UE).

O eurocepticismo existe há muito no Reino Unido. Mas recentemente intensificou-se (o que, aliás, aconteceu noutros países da UE). Talvez porque enfrentam uma recessão económica, apesar de não estarem no euro. O sentimento anti-europeu tornou-se ali mais vivo.

A concretizar-se, a saída do Reino Unido da UE será dramática para o projecto europeu.